sexta-feira, 29 de maio de 2020




Coluna do Varella



 Sou Renal Crônico ,Diabético, hipertenso e com uma polineuropatia que me deixa com baixa mobilidade.Faco Hemodialise por 4 horas, tres vezes por semana numa máquina própria para diálise, como cerca de 200 pacientes desta clinica. e ainda estou vencendo uma hepatite c contraída numa sessão de hemodialise.
Sou grato a equipe de enfermagem da DAVITA Cabo Frio por me manterem vivo, com atendimento   humanizado, portanto faco parte de um grupo de altíssimo risco.
Tenho 67 anos, sou lúcido e continuo trabalhando como Diretor de Cultura da Camara de Cabo Frio., e agradeço; ao Presidente Luis Geraldo, aos 17 vereadores que me apoiam e estimulam, principalmente ao Vereador Miguel Alencar., que me levou ao cargo.
Já fomos prestigiados nos eventos culturais por mais de 200 artistas,e recebemos vários homenagens que me enchem de orgulho e estimulam em continuar esta missão.
Contudo veio a Covid 19.
Alerto aos senhores empresários e  aos gestores públicos, da responsabilidade da flexibilização.
Me sinto como os cristãos ao serem jogados nas arenas de Roma antiga, para serem devorados, agora por uma fera invisível mais com um poder destrutivo tremendo.
Não saio, me protejo, minha família cuida e me blinda, mais um descuido e pronto ,,,
Sei quão é difícil este momento, sei que muitas famílias dependem desta flexibilização, mais nós idosos e com morbidade,estamos condenados como se fossemos um quase nada,,,Se hoje, os mais jovens trabalham, tem seu comercio, tem o direto de organizarem é porque vivem num pais onde nós mais velhos que já fomos jovens lutamos, para que todos pudessem viver com liberdade democracia.
Olhem com carinho e atenção, para seus pais e amigos e façam o que tiverem que fazer com responsabilidade porque nossas vidas tambem dependem de voces.

Ricaro Varella


segunda-feira, 25 de maio de 2020

Coluna




Uma Reflexão

O cidadão quando assume uma posição de comando em uma pasta no Poder Público, deve acima de tudo ter a noção exata da probidade e da competência administrativa para gerir esta pasta, levando em conta muitos fatores, inclusive o político que não pode interferir no funcionamento desta estrutura.

Deve-se com pulso firme levar a frente sua missão, ainda mais quando o em torno depende de suas decisões e atitudes. Deve-se coadunar a prática ao discurso, que não pode ser diferente da verdade, e não pode se perder sobre o risco de cair no descrédito de quem acreditou em sua potencialidade, ou apenas se deixar envolver nas névoas mais obscuras do Poder.

Cabe a ele, o gestor, montar uma equipe técnica com profissionais habilitados e capazes para lidar com a máquina pública administrativa, por muitas vezes entrevadas pelo próprio desconhecimento dos funcionários que compõem esta estrutura contudo isto pode explicar, mais não justifica a inoperância ou, o fatos das coisas não estarem acontecendo.

A Autoridade maior do Executivo, quando monta seu quadro de gestores para cada pasta, espera, competência, lealdade , agilidade e acima de tudo resolutividades aos diversos problemas que surgem no dia a dia.. A Responsabilidade é do Gestor , que deve ou pelo menos deveria, ter tido a visão de como as coisas acontecem e não se permitir, que simplesmente elas estejam acontecendo a Deus dará, como se este Gestor tivesse a isenção do que ocorre a sua volta.

Tem que se estar ligado em todas as pontas do funcionamento da máquina administrativa, seguindo sempre a orientação de quem o nomeou. É simples se aceita ou não. Assume ou não as consequências do próprio cargo e do poder que exerce. É uma escolha, simples assim. O pior de tudo é que sempre acham que quem esta de fora não esta acompanhando, ou desconhece estes funcionamentos administrativos.

Os tempos mudaram, todos estão ligados no que acontece a sua volta em tempo real. Por exemplo o que são feitos dos empenhos quando uma ação depois de ser oficialmente autorizada pelo governo e em seguida cancelada? Ou simplesmente a contratação de empresas, sem a justificativa legal, da lei de licitações? É apenas uma reflexão que talvez ajude a quem precisar. Os tempos são outros. TOLERÂNCIA ZERO, para os desmandos públicos.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Homenagem aos nossos artistas que participaram dos Saraus

A Divisão de Cultura da Câmara de Cabo Frio irmanada com a Secretaria de Cultura, homenageiam nossos artistas que participaram dos Saraus








terça-feira, 12 de maio de 2020

Minha homenagem especial no Dia Mundial da Enfermagem


  
   No dia mundial da enfermagem minha homenagem especial a estas duas profissionais.
   Janaina Cândido e Paloma da DaVita tratamento renal em Cabo Frio. Elas dedicam suas vidas a nos manterem vivos.
 Além da competência técnica nos tratamentos com humanização.
  Aplaudo em pé 

  Obrigado.